Princípios do Pilates para os exercícios de Pilates Avançado


Meu nome é Dani, sou fisioterapeuta e profissional de Educação Física. Se quiser mais informação sobre Pilates, entre nos nossos grupos de Whatsapp ou no grupo do Telegram.

Resultado de imagem para pilates avançado

O que torna a metodologia muito variada são os diversos princípios do método que são trabalhados em todos os exercícios do Pilates avançado. Sempre lembrando que em todos os exercícios teremos o Powerhouse (transverso abdominal, oblíquos internos, diafragma, assoalho pélvico, músculos estabilizadores da coluna) acionados e que a respiração deve ser usada como uma ferramenta a mais de trabalho, não como uma regra geral.

No entanto é importante rever os seis princípios do Pilates para que sejam corretamente trabalhados nos exercícios de Pilates avançado:

Respiração
A respiração deve ser sempre sincronizada com o movimento do exercício. Os movimentos são realizados no ritmo da respiração, devendo ocorrer de forma coordenada e com naturalidade. A inspiração deverá ser o mais natural possível, porém a expiração tem que ser bem profunda por isso deve ser forçada.

Centro
É o principal foco do método. Todo o exercício começa e é sustentado através do Centro. Também conhecido como “Power House”, ou “casa de força”, “centro de força”. O fortalecimento desta musculatura em particular, causa ao praticante de Pilates a estabilização do tronco e um alinhamento biomecânico com o menor gasto energético possível.

Concentração
Preste atenção nos movimentos que realiza e na forma com que seus músculos respondem a essa atenção. Durante todo o exercício a atenção é voltada para cada parte do corpo, para que o movimento seja desenvolvido com maior eficiência possível.

Deve-se estar concentrado no presente, no aqui e no agora sentindo as fibras do músculo trabalhar, sentindo os nervos esticar com o corpo todo em harmonia e com foco no exercício que está sendo realizado e aos benefícios que estão ocorrendo com esse exercício.

Controle
À medida que os exercícios são realizados a partir do centro e com total concentração, os movimentos estão sendo executados com controle. Joseph Pilates chamou esta ação de “Arte da Contrologia”.

É o princípio que está intimamente ligado ao desenvolvimento da musculatura e diretamente relacionado com o princípio da Concentração. O verdadeiro controle muscular significa não realizar movimentos descuidados ou ao acaso, evitando contrações musculares inadequadas ou indesejáveis.

Precisão
Pode ser explicado como o refinamento do controle e equilíbrio dos músculos diversos envolvidos em um movimento, evitando gastos desnecessários de energia a partir de contrações inadequadas, sejam elas exageradas ou deficientes.

Essa precisão dos movimentos nos exercícios nos leva naturalmente a realizar diversos ajustes posturais que influenciam na melhoria da postura e da autoestima. Todos os exercícios de Pilates têm uma estrutura clara, uma forma precisa, e uma dinâmica perfeita. A qualidade está acima da quantidade.

Fluidez de movimentos
A fluidez do seu corpo deve ser respeitada, e ao mesmo tempo, potencializada. Os movimentos são equilibrados, e contínuos, seguem um ritmo harmônico, desta maneira, o organismo aproveita a fase concêntrica e excêntrica dos exercícios, resultando num treino equilibrado e funcional, que protege os tecidos de possíveis desgastes prematuros.

Ao executar os movimentos com fluidez, o praticante de Pilates se exercita com mais consciência e graciosidade, trabalhando muito a cognição, afetividade e autoconfiança.

Tenha informações sobre Pilates nas suas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.




Segue no Twitter
Curta no Facebook
Segue no Instagram
Ebooks gratuitos de Pilates clicando aqui . Informações sobre Curso sobre Pilates clicando aqui


Poste um Comentário

Tecnologia do Blogger.